Dedetização é uma palavra que significa praticar o ato de detetizar, ou seja, aplicar um inseticida com o objetivo de eliminar uma determinada praga.
No âmbito da etimologia, o termo dedetização consiste em um neologismo, porque o produto aplicado é conhecido como DDT (Dicloro Difenil Tricloretano). Assim, dedetizar significa usar o DDT para eliminar animais como moscas, mosquitos, ratos e baratas, que podem ser uma ameaça para a saúde humana.
O DDT começou a ficar conhecido durante a Segunda Guerra Mundial, e ganhou mais popularidade depois dos anos 60.
Hoje em dia não é permitido usar o produto químico DDT no Brasil, porque a sua utilização é prejudicial ao meio ambiente e às pessoas. Apesar disso, o termo dedetizar continua sendo usado para descrever o ato de exterminar determinadas pragas usando outros produtos químicos. Existem várias empresas dedetizadoras que fazem esse tipo de serviço.
Relativamente à escrita desta palavra, existe a dúvida entre dedetização e detetização. Oralmente, as duas formas são quase iguais, no entanto, a forma correta é dedetização, sendo que detetização não consta no dicionário.
Atualmente o termo dedetização é usado muitas vezes como um sinônimo de desinsetização, que significa afastar insetos. A desinsetização costuma ser feita por empresas especializadas, que utilizam inseticidas próprios para ambientes urbanos. Entre as várias técnicas de desinsetização, é possível identificar a atomização, aplicação de gel, pulverização e polvilhamento.
Conheça nosso novo anunciante nas categorias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.